Envie-nos uma mensagem no Whats :) WhatsApp

Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades

 

Qual é o melhor portão: basculante ou de correr?

08 de dezembro, 2020

Antes de fazer esse comparativo é preciso avaliar se o local é adequado para ambos os casos. O portão de correr necessita de uma área na lateral igual a sua abertura enquanto o portão basculante necessita de uma área livre nas faces interna e externa do vão.
Instalação: o portão basculante é autoportante, mas precisa ser fixo na base e na lateral da caixa de contrapeso, o portão de correr necessita de uma base de concreto para sustentação do trilho inferior, coluna ou base para o sistema de guia e base para o batente. É muito importante definir qual o tipo de portão para deixar a alvenaria preparada para cada caso.

Manutenção: o portão de correr é mais simples e com poucos componentes, mas o desgaste das roldanas é maior por estar sempre em contato com poeira, água e produtos de limpeza, enquanto que o portão basculante, apesar de mais complexo, possui seu principal mecanismo protegido das intempéries e da sujeira. Sempre é bom lembrar que a manutenção preventiva ajuda muito, uma simples limpeza e lubrificação periódica pode facilmente dobrar a vida útil desses componentes.    

Em vãos acima de 5m o mais indicado é o portão de correr, mas preste muita atenção se o local é protegido de ventos, são comuns casos de portões arremessados ou dobrados ao meio pela força do vento em dias de tempestade. Soluções simples como a utilização de mais um trilho na parte superior do portão e a escolha de um modelo vazado podem resolver esse problema.



Postado por: Jairo Rux

Compartilhe

 

Mais Notícias